30 julho 2005

Encontro de sons

No botequim, três sambistas velhos conversando. Vinícius é o primeiro a falar:

- Fazer samba não é fazer piada.
Quem faz samba assim não é de nada,
O bom samba é uma forma de oração.

Noel responde:

- E quem suportar uma paixão
Saberá que o samba então
Nasce do coração...

Ao que Tom completa:

- ... E no peito dos desafinados
No fundo de peito bate calado
No peito dos desafinados também bate um coração.

Um estudante de Lógica, que bebia na mesa ao lado, tirou as seguintes conclusões:

1. Se:
a) O samba (que é uma forma de oração) vem do coração
b) Os desafinados também tem um coração
Logo:
Os desafinados também podem fazer samba.

2. Se:
Eu sou desafinado.
Logo:
Eu também posso fazer samba.

E saiu correndo do bar em busca de um violão, já com um samba-oração na cabeça:


Eu vou sair
Porque de repente a morena tá lá
E quando a vir
Meu coração vai batucar mais forte
E eu quero ouvir

Eu quero ouvir seu canto
A voz da mulher traz além da palavra
O encanto
Do encontro de sons que a fonte do amor
Faz existir.