23 julho 2005

Maria tem 5 anos

- Pai!
- O quê, filha?
- Lembra quando eu falei que, quando crescer, queria ser bailarina, ou veterinária?
- Sim, filha.
- Acho que eu não quero mais.
- Por quê, filha?
- Porque agora eu quero ser uma dessas moças que varrem a rua.
- Hhhnhmhmh? (ruído de pai saindo do conversador automático) Como é que é?
- É. Eu queria ser uma dessas moças que varrem a rua e deixam a cidade limpa.
- Mas por quê logo isso?
- Porque eu acho bonito. As pessoas são burras, sujam toda a cidade em que elas moram. Deixam cachorro fazer caca no chão, jogam papel, não respeitam nada. Aí vêm essas mulheres e varrem tudo, deixam a rua limpinha. Eu acho que elas fazem isso porque amam a natureza, não é? Então: eu também amo a natureza, quero ser como elas e ficar varrendo a rua que as pessoas sujam. Você não acha que é um trabalho bonito?