22 novembro 2005

Eu (também) e Mr. Johnson

Leio no Arturo Bandini sobre o disco que Eric Clapton fez recentemente com canções de Robert Johnson. Bem, tem algo também rolando entre eu e Mr. Johnson. Ouvia muito há uns 15 anos, mas depois enveredei pela MPB e já tinha até esquecido dele. Mas recentemente venho trombando com o velho blueseiro pelo caminho. Acompanhe:

1. Lendo o "Crônicas", me surpreendo com uma bela descrição de como o Robert Johnson influenciou o Bob Dylan no início da carreira. Falei sobre isso neste blog, há algumas semanas.

2. Ontem, ao chegar do trabalho, encontro o LP "King of Delta Blues Singers" no chão, bem perto da porta. Obra do pequeno Capi (tal como a irmã fazia, ele adora brincar com a coleção de vinis do papai).

3. Antes de dormir, leio o texto da capa. O LP, duplo, reúne as únicas 32 gravações originais do Robert Johnson, feitas direto só com violão e voz, em três sessões de estúdio entre 1936 e 1937. Há um mês, inspirado no livro do Dylan, passei três tardes em um estúdio para gravar todas as minhas 24 canções, também só com violão e voz.