10 maio 2006

Com comentários

Falando ao Estadão (sábado, 6 de maio), Chico Buarque comentou uma teoria, que já ouvi antes em diversos lugares, sobre o fim da canção:

- Alguém diz que a canção nesse formato que conhecemos talvez seja própria do século 20 e no século 21 pode ser que venha outra coisa (essa outra coisa seria o rap, ritmo e poesia, sem melodia). Isso é um argumento contra mim, que procuro desmentir fazendo canções. mas quem disse que daqui a 50 anos, olhando pará trás, esse meu disco não seja tardio, um disco do século 20 que apareceu em 2006?

O Chico, com 40 anos de bagagem, pode até ter essa dúvida, mas eu não tenho. Pra mim o rap é só uma última manifestação, radicalizada ao extremo, da revolução musical que aconteceu na segunda metade do século passado (encabeçada pelo rock, mas que teve ramificações no soul, funk, reggae etc). Ou "o rococó do Tropicalismo", como falo na canção que está no Overmundo (http://www.overmundo.com.br/banco/produto.php?produto=162).