02 maio 2006

O Índio Véio

Cidadão de bom senso, discordo da atitude do presidente da Bolívia em relação ao gás etc. Mas o Jovem Militante Esquerdista Adormecido, que repousa em algum canto sinistro do meu cérebro, se empolgou com essa história.

- São 500 anos de exploração! O índio véio tá vingando todo o ouro, cobre, cana, café, borracha e tudo o mais o que portugueses, espanhóis, holandeses, ingleses, franceses e ianques roubaram de nós latino-americanos.

Tentei ponderar, explicando que o povo que o Evo diz defender não vai lucrar nada se a Petrobras e outras deixarem o país, porque a Bolívia não tem dinheiro, tecnologia nem pessoal qualificado para explorar os tais dos hidrocarbonetos. E mesmo que tivesse, iria vender pra quem? Mas ele estava inquieto:

- Isso pode ser o início de uma nova era, em que as riquezas naturais serão melhor distribuídas. O fim dessa globalização excludente e predatória! Quem sabe até o Lula, inspirado no índio véio, retorne às raízes?

Aí foi demais pra mim. Deixei ele falando sozinho e fui ver se o garotinho (o meu, não o da Rosinha) queria tomar uma sopinha.

1 Comments:

Blogger Arturo O.Bandini said...

Vou ver se consigo nacionalizar alguma coisa aqui no quarteirão. Vai que a moda pega...

Quanto ao Garotinho (o da Rosinha, não o seu) bem que ele tava precisando de uma greve de fome. Ali tem reservas estocadas para décadas.

Se o Evo descobre...

03 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home